sexta-feira, 25 de abril de 2014

Programa Hortas Comunitárias é referência em projeto escolar

Em Cambé, o Programa de Hortas Comunitárias também é referência como projeto escolar. Cerca de 160 alunos do 7° ano do Colégio Estadual Maestro Andréa Nuzzi participam do Projeto ‘Produção de Mudas e Horta Escolar Orgânica para Sustentabilidade Socioambiental’, criado pela professora de Geografia Cristina Finger. 
 
O Projeto foi desenvolvido através do Programa de Desenvolvimento Educacional (PED), através da Secretaria de Estado de Educação (SEED), que proporciona aos professores da rede pública, junto à formação continuada, ações pedagógicas a serem desenvolvidas no ano letivo. 
“Conseguimos ensinar os alunos a se alimentar adequadamente e conhecer o valor nutricional das plantas. Eles precisam ter qualidade de vida e qualidade alimentar para ter saúde. Os alunos estão plantando uma sementinha para o futuro. Muitas famílias, na pressa, não dão atenção a uma alimentação saudável e acabam buscando uma alimentação rápida, como frituras e lanches”, afirma a professora.
Implantado em fevereiro deste ano, o Projeto recebeu total apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Programa Hortas Comunitárias, com doações de adubo orgânico e sementes para o Colégio e a oferta de oficinas para os alunos com o objetivo de incentivar a reeducação alimentar, ensinar técnicas de produção e o controle biológico. “Quem sabe eles possam reproduzir uma horta em casa”, completa Cristina.
A implantação do Projeto no Colégio e a visita das crianças na Horta Comunitária do Jardim Ana Rosa têm semeado o futuro de uma geração consciente e mais saudável. Kawane Reineri tem apenas 11 anos, mas consciência de gente grande. “Meus pais sempre ofereceram verduras e legumes na minha alimentação, mas, antes da professora falar que faz bem, eu não gostava. Agora eu não reclamo mais e como tudo normalmente. Conhecer novas hortaliças e o seu cultivo é sempre bom. Em nosso futuro podemos ser presidentes de uma Horta Comunitária ou ter um pedacinho de terra para a gente plantar”, define Kawane.
“Trazer as crianças para dentro da horta é gratificante, pois, elas serão o futuro do Programa. Estamos realizando um trabalho conjunto para esta conscientização, já que o Programa de Hortas Comunitárias é referência na cidade. É uma satisfação muito grande passar para as novas gerações o gosto pela terra”, exalta Odair Paviani, um dos coordenadores do Programa.
Já Beatriz Zambaldi, 11 anos, mudou seu hábito alimentar após participar das oficinas realizadas no Colégio. “Quando fui crescendo fui perdendo gosto pelas verduras e frutas, mas quando o projeto começou na escola, eu voltei a querer comer mais e começar a me alimentar melhor com verduras e legumes. Minha favorita é tomate e alface. Se a gente se alimentar bem, temos uma vida melhor com mais saúde”, conta Beatriz.
“O projeto é muito importante para as famílias da comunidade, através do Programa, as pessoas têm o que por na mesa para sustentar os filhos de uma maneira saudável e ainda ajuda na renda familiar com a venda dos produtos”, aponta Sérgio Amaro Oliveira, um dos coordenadores do Programa.
Em 30 anos de sua implantação no município, o Programa de Hortas Comunitárias, através da Secretaria de Assistência Social, atende 800 famílias em mais de 20 hortas espalhadas pelo município.

 Matéria: Prefeitura Municipal de Cambé
Estagiária de jornalismo Olívia Gravina

Nenhum comentário:

Postar um comentário