quarta-feira, 21 de maio de 2014

Galerinha Esperta promove ação no Calçadão



Na mesma semana em que é lembrado o Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (dia 18 de maio), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7220/14, que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. Após a sanção da Presidência da República, a lei impedirá de o condenado obter anistia, indulto ou pagar fiança, além de o mesmo ter que cumprir um período maior no regime fechado para ter direito a pedir progressão de pena. Foi um importante passo na luta contra a exploração e violência das crianças e adolescentes.

O município de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lembrou do significado da data promovendo uma ação no Calçadão. Equipes da secretaria e do CREAS realizaram mais uma divulgação da Campanha Eu Protejo – A Criança e o Adolescente da Violência. Com os personagens da Galerinha Esperta, a equipe distribuiu materiais da campanha no Calçadão e conscientizou a população da importância do combate à violência contra as crianças e adolescentes. 

O evento no Calçadão chamou a atenção de quem passava no local. Os quatro personagens da Galerinha Esperta (Karu, Bibi, Tuca e Tito) distribuíram folders e panfletos com os detalhes do projeto. Os personagens fizeram a alegria da criançada e até dos adultos que passaram por lá, tirando fotos e interagindo com o público.

A assistente social do CREAS, Cláudia Serpeloni, falou sobre o projeto. “A Campanha Eu Protejo trabalha a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Essa ação no Calçadão teve como objetivo divulgar o serviço do CREAS, que é relativamente novo na cidade. Como é um local de ampla circulação de pessoas, o propósito da divulgação foi cumprido”.

A característica lúdica do projeto auxilia na divulgação das informações. A campanha Eu Protejo, que foi finalista do Prêmio Nacional Boas Práticas e Gestão de 2014 (promovido pelo CONGEMAS) visa conscientizar a população de como evitar que as crianças e os adolescentes sofram qualquer tipo de abuso, além de divulgar os serviços de atendimento que a Secretaria de Assistência Social oferece para atender a população nesse sentido.

Essa foi a primeira etapa realizada. A segunda etapa da campanha será no próximo dia 30 de maio, onde haverá uma oficina com as coordenadoras pedagógicas das escolas municipais de Cambé. A oficina tem por objetivo divulgar e entregar os materiais da campanha para, posteriormente, serem trabalhados com os alunos em sala de aula. 













Fotos: Olívia Gravina

Estagiária de jornalismo Olívia Gravina

Nenhum comentário:

Postar um comentário