terça-feira, 10 de junho de 2014

Cambé participa do Seminário “Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente”

O Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um documento que estabelece a política pública estadual direcionada à efetivação dos direitos da criança e do adolescente para os próximos dez anos.
Com o objetivo de estabelecer os parâmetros para discussão, formulação e deliberação dos planos decenais, bem como visar à ampla divulgação e implementação dos mesmos, a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social realizou nos dias 3 e 4 de junho, em Curitiba, o Seminário “Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná”.
Todos os municípios do Estado enviaram representantes dos conselhos de direitos e gestores municipais para participarem das oficinas direcionadas a eles, a fim de orientar e fomentar a elaboração dos planos decenais municipais.
O município de Cambé foi representado pela Diretora da Proteção Social Básica, Arlete Aparecida Bernardi Bertoletti, e pela coordenadora do Centro da Juventude de Cambé, Rosiane Martins de Souza.
Aproximadamente 800 pessoas puderam acompanhar debates, oficinas e orientações, além das seguintes palestras:
  • A Prioridade Absoluta da Criança e do Adolescente no Planejamento de Políticas Públicas, com a Pós Doutora Esther Maria de Magalhães Arantes;

  • Plano Decenal Nacional, com o conselheiro do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Djalma Costa;

  • Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná, com a delegada de Polícia Civil do Paraná, Márcia Tavares dos Santos;

  • Planejamento Estratégico, com o Doutor em Energia na Agricultura, Roberto Ari Guindani;

  • Oficinas sobre os Desafios e Encaminhamentos para a Elaboração dos Planos Decenais Municipais.

Cada município deve elaborar seus planos decenais até 2015, para cumprir a meta estabelecida no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do CONANDA. 



Fotos: Arlete Bertoletti/Rosiane Martins
Estagiária de jornalismo Olívia Gravina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário