segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Oficina de Sensibilização marca início da implementação do Plano Decenal

O Plano Decenal tem por objetivo definir diretrizes, ações e metas, com a construção de indicadores de monitoramento das políticas públicas direcionadas ao cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O município de Cambé está em fase de implementação do Plano Decenal. Para refletir sobre a importância do plano e como por em prática todas as resoluções, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã de quarta-feira (29 de outubro), a 1ª Oficina de Sensibilização para Elaboração do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento realizado no Centro da Juventude de Cambé reuniu cerca de 60 pessoas, entre gestores municipais, servidores, representantes da sociedade civil e secretários, além do prefeito João Pavinato. A palestra ficou a cargo da Professora Doutora Selma Frossard Costa.

A oficina de sensibilização tem por objetivo refletir e discutir os direitos garantidos e os direitos efetivados das crianças e adolescentes, bem como sistematizar a elaboração do plano e refletir sobre a importância do mesmo.

Na abertura do evento, o promotor titular da 1ª Promotoria de Cambé, Dr. Walter Yuyama, disse que é importante pensar em um plano de políticas municipais, para que esses direitos sejam realmente efetivados no município.

Yuyama destacou que o Plano Decenal tem uma enorme importância, porque é um dos caminhos que se tem para implementar e efetivar os direitos e garantias que o ECA e a Constituição Federal constatam.

Ao longo de 24 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, muitos direitos garantidos não foram efetivados. Por isso, Selma Frossard considerou que é importante pensar um plano de políticas municipais, para que esses direitos sejam realmente efetivados no município. A palestrante enfatizou também a importância do trabalho em rede, entre gestores públicos, sociedade civil organizada, integrantes do 3º setor, etc.

Para que a criança se desenvolva integralmente, é necessária a participação não só do núcleo familiar, mas também da família extensa, da escola e da comunidade como um todo. Quando uma destas entidades falha, a criança não se sente acolhida e acaba buscando alento nas ruas, se envolvendo com as drogas e a criminalidade.

A secretaria de Assistência Social estima que, para dar início à implementação do Plano Decenal no Município, será necessária a realização de mais encontros entre os gestores. A próxima reunião relacionada ao tema acontece no dia 18 de novembro, às 14h, no Centro da Juventude de Cambé. 





 Fotos: Olívia Gravina
Estagiária de jornalismo Olívia Gravina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário