segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Luta contra o Câncer de Mama - Maria de Fátima C. Teixeira

Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.

Através de uma ultrassonografia de um exame de rotina, dona Maria de Fátima C. Teixeira foi diagnosticada com uma mancha em sua mama e que a possibilidade de ser um câncer de mama era grande.  Exames mais específicos detalharam que aquela mancha seria realmente um câncer. “Por estar rodeada de anjos descobri o câncer em seu inicio e já comecei o tratamento de cara”.
“Eu optei por tirar a mama toda, preferi evitar que ficasse algo que pudesse desenvolver outro câncer, e para evitar a radioterapia. Hoje faço apenas a quimioterapia  Não é algo legal, mais tenho que fazer para ficar bem o mais rápido possível.”
Não considero a descoberta do câncer algo traumático, e como tenho bastante fé isso me ajudou muito e isso poderia acontecer com qualquer pessoa e porque não eu. Não poderia achar que isso era o fim do mundo porque não era e não é. Não podemos nos entregar, vejo que se você ama sua família, e se você quer ficar com eles, temos que lutar. Vejo que muitas mulheres tem o preconceito, e chegam a pensar que vão ficar aleijada, vão tirar minha mama, e esquecem que hoje tem tantos recursos, tem próteses, e esquecem que o mais importante é a vida.
Eu sempre procurei passar para o meu marido e meus filhos, que isso é uma fase e tudo vai passar, e eles também ficam forte para me dar força. E eles são fundamentais, nas horas que você se sente fraca, eles buscam me deixar bem, e isso é de extrema importância. E meu esposo no dia que eu fui raspar a cabeça ele raspou a dele também, numa forma de incentivo.
Fé é fundamental você saber que tem um Deus que te ama, que esta ali com você é tudo. E eu considero essa doença como um puxão de orelha que Deus está me dando, para que eu pare de perder tempo guardando rancor  de coisas pequenas. E pra saber dar valor as pessoas, valorizar coisas pequenas, e quero a partir daí fazer algum trabalho social com pessoas com câncer, tem bastante trabalhos assim em Londrina, mais aqui em Cambe não há muito.




Fotos Izabella Soldam






Fotos Lucilene Diorio 

Estagiaria de Jornalismo Izabella Soldam

Nenhum comentário:

Postar um comentário